quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pura moral

Quando se vê um moleque na rua, com gingado de boy metido a malandro, 10 anos de engano, atravessa-se a rua para não bater de frente com o perigo. O pivete senta-se no banco da praça, estamos no grande centro da cidade. Ajeita seu cigarro na mão direita, encarando um a um que passa na avenida; desconfiado como um gato, coça a cabeça e faz planos.

- Olha o marginal. Diz uma velha ao passar.
- Oh, juventude brasileira, deve estar preparando um assalto, responde a outra.

São moralistas, sem visão do mundo em que vivem. Mundos interiores tão desconhecidos, e proibidos ao grande público, que enxerga somente o exterior de outro alguém. O medo, o desespero, as vontades, acabou-se a esperança, não existem sonhos, futuro é privilégio de poucos, e já sabem disso. O presente é arriscado e mentiroso, cobiçado, a falta de oportunidades sempre abre caminhos, conseqüentemente a morte sempre bate às portas. Indomáveis são eles, que não crêem nas possibilidades. Há garotos irresponsáveis, revoltados e discriminados pela ignorância, a revolta vem do que aprenderam, conheceram sem opção, palavras que doíam ao serem ouvidas, e tudo que foram obrigados a conviver. Claro que ainda não é motivo para se perderem nas drogas, o problema é não entender que a fórmula mágica foi inventada para os fracos, sem estrutura, que deixaram de sonhar, abandonaram os amigos, desiludidos, perdidos na floresta urbana; cobiçados pelas feras humanas que querem sugar até o último centavo. Jovens disputados pelo pecado terrestre.
- Pô, mano me descreveu todo...

Mas não devia se entregar, porque nunca morrerás sozinho, vai acabar levando um inocente, e sendo condenado eternamente. Toda essa droga de vida deve servir de exemplo quando venceres. Coragem para não se perder no caminho, irmão!

Calma novamente, leitor, não fiques chateado, sei que seu ouvido não é penico, que besteira, você não está ouvindo, está lendo, mas tudo o que se lê ressoa pelos ouvidos, martela em sua mente, entrando na alma com uma intensidade sobrenatural. Exato, leitor, estas são palavras de quem lê muito e, de tanto ler, acho que ficou um tanto louco.

E esse monte de frases faz parte dos meus pensamentos loucos, saíram lá do fundão, como tudo que já escrevi, são as minhas impressões do mundo. Pronto. Falei!!

O rapper Criolo Doido disse uma coisa maneira: “ As pessoas não são más, só estão perdidas”. E isso se prova todos os dias em alguns becos, mas infelizmente isso não é uma regra geral, as pessoas más e as pessoas perdidas se confundem no meio da multidão que nos rodeia.

Nenhum comentário: