sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cafu, do Jardim Irene ao Japão

Esse é um dos filhos dessa terra que foi longe e fez o mundo conhecer o Jardim Irene (bairro ao nosso lado) em uma copa do mundo, a mesma que nos rendeu o pentacampeonato mundial no Japão. O nome dele mesmo é Marcos Evangelista de Moraes, mais conhecido como o capitão Cafu, o comandante da seleção brasileira vencedora.

A sua infância e adolescência foram no Jardim Irene. Assim como todos aqui, o Cafu vivia jogando bola nos campinhos entre o Jardim das Rosas, Macedônia, Parque do Engenho e Irapiranga, e percorrendo os mesmos caminhos que hoje trilho, mas isso com a meta no futebol.

O cara foi tetracampeão mundial em 1994 e pentacampeão mundial em 2002, e num dos gols levantou a camisa canarinho mostrando na camiseta branca a frase “100% Jardim Irene”, depois disso todos queriam conhecer o que era o jardim Irene. Todos os programas de TV exploraram e de certo modo acabaram aumentando o ego de todos os moradores do jardim e das proximidades. Agora muitos, quando perguntados onde moram, respondem:

- Conhece o Jardim Irene do Cafu?! Então, é lá!

O projeto "Alimente um Sonho" rendeu a construção da "Fundação Cafu", no alto do Jardim Irene, que hoje oferece vários cursos gratuitos para a comunidade tentando realizar o sonho da transformação social de todos aqueles que conseguem vencer e sair do Jardim para um lugar melhor.

Nenhum comentário: